Human Connection


O Projeto Human Connection surgiu a partir do convite realizado pelo professor PhD. Shigehisa Kuriyama da Universidade de Harvard, para o encerramento do projeto de Pós-Doutoramento da Profa. Dra. Cecilia Noriko Ito Saito (em junho de 2013).
O projeto é supervisionado pela Profa. Dra. Christine Greiner, financiado pela FAPESP (2011/07451-2) e realizado no Centro de Estudos Orientais, no Departamento de Comunicação e Semiótica da PUC-SP. Uma das mais recentes experimentações em desenvolvimento na Universidade de Harvard pelo Professor Kuriyama procura refletir sobre inúmeras questões ligadas à nossa forma de ler, estudar e lidar com o conhecimento. Em suas apresentações, o professor procura expor, de forma dinâmica e aparentemente simples, assuntos complexos e interrelacionados, que estabelecem conexões entre várias áreas de conhecimento, utilizando recursos das novas mídias tecnológicas.
Objetivo: Observar como propostas de compartilhamento de imagens podem suscitar novas formas de comunicação e estratégias metodológicas de conhecimento.
Proposta: Elaboração de um vídeo de 5 minutos, compartilhando cinco imagens pré-selecionadas e um som, elementos comuns em cada trabalho, que tenha como fundo o universo otaku, hikikomori.
Formato geral: filme de cinco minutos (no máximo), contendo os 5 elementos e o som, em livre criação. Em dezembro de 2013 haverá uma apresentação ao vivo (isto é, falado), para uma banca, para os demais participantes do projeto e um público geral.

O projeto procura integrar 11 universidades brasileiras, além de uma artista convidada. Conheça, abaixo, todas elas e também quem são os professores responsáveis pelo projeto desenvolvido por cada uma das equipes:

PUC-SP (Centro de Estudos Orientais) – Prof. Dr. Marco André Vinhas de Souza
UCS (Caxias do Sul-RS – Artes) – Profa. Dra. Magda Bellini
UEFS (Feira de Santana-BA – Grupo TRACE) – Profa. Dra. Elenise Andrade
UFAM (Manaus-AM – Dep. de Com. Social) – Profa. Dra. Ítala Clay de Oliveira Freitas
UFBA (Salvador-BA – Artes/Dança) – Profa. Dra. Gilsamara Moura
UFG (Goiânia-GO – FAV-EAD) – Profa. Doutoranda Noeli Batista e Prof. Me. Marcel Sousa (Educação Física – UFG)
UFPel (Pelotas-RS – Cinema e audiovisuais) – Profa. Dra. Miisaki Tanaka
UFSCAR (Sorocaba-SP – Ciências Biológicas) – Prof. Dr. Hylio Laganá
UNESP (São Paulo-SP – Instituto de Artes) – Prof. Dr. Milton Sogabe e Profa. Dra. Rosangella Leote
UNICAMP (São Paulo-SP – Labjor) – Profa. Dra. Susana Oliveira Dias
USP (São Paulo-SP – Artes/Vídeo) – Prof. Dr. Almir Almas
Convidada:
Artista plástica (instalação) – Profa. Doutoranda Sonia Guggisberg

Para saber mais sobre o projeto:
http://humanconnectionproject2013.wordpress.com/



A equipe do Human Connection Goiás é coordenada pela Profa. Doutoranda Noeli Batista e Prof. Me. Marcel Sousa (Educação Física – UFG). Participantes: Ana Reis, Elisa Abrão, Rogéria, Ana Paula Salles, Yankee, Eduardo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário