Sobre o Grupo


O grupo de pesquisa Poéticas Corporais e Tecnologias abarca pesquisas teóricas e práticas que envolvem processos de experimentação do corpo, do movimento e das tecnologias. Transita por diversas linguagens artísticas e campos do conhecimento refletindo sobre suas potencias no ensino e na construção de poéticas.


Linhas de Pesquisa

Acessos ao movimento

Estudos teóricos prático sobre o continuum de mudança no acesso ao movimento a partir do sistema Laban/Bartenieff. Experiências, analises e reflexões do movimento a partir das categorias Corpo, Esforço, Espaço e Forma e suas potencias para as criações artísticas, a improvisação e o ensino de dança. 



Performance e intervenção urbana
Investigações que permeiam teoria e prática no campo da arte da performance e da intervenção em espaços urbanos, transitando por diversas linguagens artísticas e processos de experimentação do corpo e do movimento.
 
Poéticas Corporais e Tecnologias
Pesquisas teóricas e criações artísticas atravessadas pela tecnologia, desdobrando maneiras outras da produção da subjetividade e do encontro. Suas potencias nas relações com o ensino e a produção social dos seres humanos dando relevo as dimensões estéticas e artísticas. 


Coordenação:

Ana Reis

 Artista do corpo e da imagem, professora e pesquisadora. Investiga a performance e a intervenção urbana, transitando por diversas linguagens artísticas e explorando os limiares entre a dança contemporânea e as artes visuais. Professora assistente do curso de Licenciatura em Dança da Universidade Federal de Goiás, onde atua na área de processos de criação e composição coreográfica. Atualmente idealiza o ROÇAdeira: encontros performáticos em lugares improváveis.  Graduada em Artes Plásticas pela Universidade Federal de Uberlândia (2008) e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Artes – UFU defendeu a dissertação: Performance, corpo, contexto: trajetos entre arte e desejo com subsídio da bolsa CAPES (2011). Integrou o coletivo Maria do Silêncio Engenho Dança e a Cia UaiQDança do Triângulo (de 2000 a 2006), participou do I Salão de Artes Visuais de Uberlândia (2005) e foi bolsista do Fórum Internacional de Dança (BH/2006). Participou das residências artísticas Transobjeto Coletivo (Udi/2006), DESABA (SP/2008) e Topografia aérea: uma fábula sobre poleiros e artistas (2013). Realizou exposições coletivas e a individual 365t x 300dpi : 99cm (Udi/2007). Recebeu o Prêmio Minas pela I Bienal de Arte do Triângulo (Udi/2007), participou do MIR Festival Grécia (2008), da Plataforma Internacional de Dança da Bahia (2012) e integrou diversos festivais e mostras de dança contemporânea e performance no país.
Currículo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4247820U0

Elisa Abrão
Atualmente, é professora efetiva do curso de Licenciatura em Dança da Universidade Federal de Goiás. Responsável pelas disciplinas relacionadas à “Improvisação e Composição” e “Estudos Introdutórios em Laban”.  Especialista no Sistema Laban/Bartenieff pela Faculdade Angel Vianna - vinculado ao Centro Laban/RJ e com equivalência internacional pelo LIMS/NY. Integrante do Núcleo de Dança Desdobramentos – coletivo que se caracteriza por apresentar em suas composições questões sobre a improvisação, tecnologia e espaço urbano. É Mestre pela Universidade Federal de Santa Catarina com a dissertação intitulada “O Corpo In’perfeito: o Cena 11 e as relações entre arte, ciência e tecnologia” (2007). Formada em Licenciatura em Educação Física pela UFPR. Trabalhou como professora efetiva no curso de Arte-Educação da Universidade do Centro-Oeste no Estado do Paraná no período de 2008 a 2010. Participou de coletivos de pesquisa em dança nas cidades de Curitiba, Florianópolis e Guarapuava e é autora de alguns capítulos de livros sobre o ensino de dança e dança e tecnologia.  Atualmente, dedica-se a pesquisar o Sistema Laban/Bartenieff discutindo tal perspectiva na formação em dança e na produção artística.
Pesquisadores:

Warla Paiva


Artista, professora, pesquisadora da Arte do Movimento. Mestranda em Performances Culturais com a pesquisa intitulada Maria Duschenes:performances do movimento, especialista em Pedagogias da Dança pela PUC/GO, graduada com licenciatura em Educação Física – UFG e graduanda do curso de licenciatura em dança da UFG. Integrante do Laboratório de Poéticas Corporais e Tecnologia, participante do Grupo de Estudos Acessos ao Movimento. Professora de dança do Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda da Arte – SEDUC/GO desde 2006, atuando na equipe de formação continuada de professores e na equipe de pesquisa. É uma das componentes do Núcleo Desdobramento.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6438618322421765




Ana Carolina Wenceslau


Artista com formação em dança, intérprete-criadora, pesquisadora, professora e produtora cultural. Mestre em Artes pela Universidade Estadual de Campinas. Acadêmica do curso de licenciatura em dança da Universidade Federal de Goiás. Integrante do grupo “Acessos ao Movimento” e do laboratório “Poéticas Corporais e Tecnologia”, ambos coordenados pela profª Elisa Abrão. Desde 2012 pesquisa o Sistema Laban/Bartenieff na formação em dança e na produção artística.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0958147734845304







Lanusse Jaime



Artista, bailarina clássica, pesquisadora, professora e graduanda do curso de licenciatura em Dança da Universidade Federal do Goiás. Integrante do Laboratório de Poéticas Corporais e Tecnologias, pesquisadora e monitora do grupo de estudos “Acessos ao Movimento” coordenado pela professora Ms. Elisa Abrão. Bailarina há 11 anos, hoje é integrante do corpo de baile da escola Mvsika! Centro de Estudos (desde 2011) e da Cia Hérika Crosara (desde 2013). Já participou de diversos festivais nacionais e um internacional (YOUTH AMERICA GRAND PRIX/NY), apresentando diversas modalidades. Fez parte do elenco do balé de repertório “Dom Quixote” em Dezembro de 2013. Atua como professora desde 2009, participou durante um ano como professora dos projetos de extensão em balé clássico pela Universidade Federal de Goiás – UFG.







Um comentário:

  1. Meninas!

    Nossas pesquisas tem muito em comum com vcs!!! Faço parte de um coletivo de pesquisa e criação em artes presenciais chamado Mapas e Hipertextos. Estamos sediadas em Florianópolis.
    A maioria de nós tb está ligada à UDESC.
    vamos trocar figurinhas? Nosso site é https://mapasehipertextos.wordpress.com/

    ResponderExcluir